segunda-feira, 22 de março de 2010

Dicionário de Rambês - Português


(Atenção - a ordem escolhida não é a alfabética, como se pode verificar, mas sim a cronológica ;)



"Ódá" (olá)Interj. Fórmula de saudação. Foi a primeira palavra (ou tentativa de palavra), que o Rambinho balbuciou, com menos de um ano. 

"Caiiiiii" (caiu)3ª pess. sing. pres. ind. do verbo Cair(Latim: cado, -ere). Dar queda, ir a terra, desabar. Embora usado no presente (o U ainda não faz parte do vocabulário), o tempo correcto seria o pret. perf. ind. uma vez que é pronunciado cada vez que qualquer objecto cai, voluntária ou involuntáriamente, ao chão.

Dai ou Tai (Pai)s. m. Progenitor. Tenho de admitir, foi a palavra proferida com mais entusiasmo durante um bom tempo.

Mãaaaaaa, Ma ma ou Mãiiiiiiiii (Mamã), s. f. Progenitora. É a palavra sensação do momento (e eu ando toda babada)

Tá (telefone)s. m. Instrumento que permite reproduzir, à distância, a voz humana ou qualquer outro som. É sempre proferida quando ouve um telemóvel tocar. Um lego, a mão ou um brinquedo encostado ao ouvido têm o mesmo efeito. 

Xiiimmmm (sim)adv. s. m. Exprime afirmação, consentimento, anuência. Frequentemente proferida depois de ouvir a palavra Não.

Xáxa xai (Salsa SAI!) nome próp. + 2º pess. sing. imp. do verbo Sair. A pobre cadela dos meus pais (a Salsa), deixou de ter sossego cada vez que o Rambinho vai lá a casa. Este pequeno ranger adora pôr os pequenos dedinhos dentro da boca do animal e afagar-lhe o pêlo com mais frequência que o desejado, (pela paciente cadela). Mas apesar desta paixão, a frase proferida pelo primo Bebecas, que não é assim tão fã, foi rapidamente absorvida. A cadela deve ficar baralhada! 

Sem comentários:

Enviar um comentário