terça-feira, 16 de março de 2010

Amar NUNCA é demais (obrigada Conca)


No nascimento do primeiro filho há uma tirania que nos é imposta e que acaba por nos baralhar. " Não o habitues a dormir ao colo! não vás logo lá quando chora! não o embales senão nunca mais o consegues adormecer de outra maneira!". 


É verdade que as regras, a rotina, a disciplina, são essenciais na vida de uma criança, mas para a fazer mais feliz, mais segura e mais tranquila, não para lhe tirar amor, carinho, afecto e atenção. 


Nunca a expressão "mãe é mãe" me fez tanto sentido. Hoje consigo ouvir melhor o meu instinto deixando para trás o ruído dos "palpites". 

Adorei o teu texto Conca! não podia estar mais de acordo contigo. É preciso passar esta mensagem de tranquilidade, sobretudo às mães de primeira viagem. Não faz mal embalar, não faz mal dar mimo, não faz mal dar colo, pelo contrário, só faz bem... MUITO BEM!


E se os argumentos acima não convencem NÃO DEIXEM DE CLICAR AQUI. Obrigada Conca pelo texto, pela citação, pelo video mas, acima de tudo, pela mensagem.


"... é impossível estragar um bebé dando-lhe muita atenção. Estragar significa prejudicá-lo. Estragar uma criança é bater nela, insultá-la, ridicularizá-la, ignorar o seu choro. Contrariamente, dar atenção, dar colo, acariciá-la, consolá-la, falar com ela, beijá-la, sorrir para ela são e sempre foram uma maneira de criá-la bem, não de estragá-la. Não existe nenhuma doença mental causada por um excesso de colo, de carinho, de afagos... Não há ninguém na prisão, ou no hospício, porque recebeu colo demais, ou porque lhe cantaram canções de ninar demais , ou porque os pais deixaram que dormisse com eles. Por outro lado, há, sim, pessoas na prisão ou no hospício porque não tiveram pais, ou porque foram maltratados, abandonados ou desprezados pelos pais. E, contudo, a prevenção dessa doença mental imaginária, o estrago infantil crónico , parece ser a maior preocupação de nossa sociedade."
in "Besame Mucho", Carlos Gonzalez



3 comentários:

  1. obrigada eu minha querida. nunca supus que este texto suscitasse estas reacções. sim, é verdade, amar NUNCA é demais. Mas afinal de onde vêm estas "regras" que nos impingem e afastam dos bebés? Segurança, instinto e tranquilidade é tudo o que eles (e nós) precisamos. Não há maneiras erradas de ser uma boa mãe :) Mil beijos! Constança

    ResponderEliminar
  2. Também não sei de onde vêm estas regras, mas acho que é preciso mudar a mensagem, sobretudo para mães "caloiras". Não só no que respeita à relação da mãe com o filho, mas também na relação da mãe com ela própria. É preciso dizer que é normal chorar, é normal não ser fácil amamentar, é normal ser preciso reencontrar o equilíbrio, é normal ser necessária uma adaptação. A "obrigação" de ter de se estar sempre "espectacular" é pura e simplesmente idiota, para não dizer hipócrita. É como dizes, nos dias que correm, até um bebé de meses é obrigado a comportar-se como um adulto responsável... há maior disparate que este? grd bj Ritxinha

    ResponderEliminar
  3. Obrigada minha qrd por te dedicares a um espaço deste de partilha que de certeza faz muito bem a todas nós... antes de ser mãe era tão fácil lidar com todas estas regras e preconceitos que a nossa sociedade nos tenta impor ... agora é mais difícil parece que me tiram o "ar" e nessas alturas resta-me dedicar ao exercício do "inspira/expira" e ganhar o espaço necessário para colocar o nosso instinto a funcionar e decidirmos aquilo que acreditamos ser o melhor para nossa família e em especial para o nosso pequenino...bjs Pipinha

    ResponderEliminar