sexta-feira, 31 de maio de 2013

O que fazer no Dia da Criança, em Madrid

Rambinho no Faunia

Pois que não fazia sentido deixar aqui sugestões para Portugal e não dar duas ou três ideias para quem está (como nós), por terras madrilenas.

Não estou muito a par da programação cultural infantil da cidade, confesso, por isso, se alguém que ler este post estiver, agradeço todas as dicas, sugestões e ideias que possam dar, até porque neste fim-de-semana é Dia da Criança (oficial em Portugal), mas como nós pais bem sabemos, o dia da malta miúda é.... todos os dias, por isso, coisas novas para fazer são sempre benvindas :)

Lá em casa o museu com mais popularidade é o do Ferrocarril. Os pequenos podem entrar e sair de vários comboios e, aos domingos, há um mini comboio onde miúdos e graúdos podem andar. O Rambinho A-D-O-R-A, mas verdade seja dita que ele é maluco por comboios.

Outra coisa gira, embora mais cara, é o parque Faunia, um mix entre Quinta Pedagógica e Zoo. Já lá fomos e foi um sucesso.

Se ainda não foram ao Parque da Warner Brothers, esta pode ser uma boa oportunidade para os baixinhos com mais de um metro de altura (porque os outros não podem andar em nada, só a aprtir desta medida). Há coisas muito giras para miúdos logo a partir dos 3 ou 4 anos, ou melhor, há mesmo uma parte do parque dedicada às crianças mais pequenas. Além disso, como ainda não está aquele calor imenso, o passeio fica mais agradável. Ponto negativo: tem mesmo de ser uma ocasião especial porque sai caro.

E hoje, 31 de Maio, arranca a Feira do Livro de Madrid, no Parque del Retiro, que tem um pavilhão especialmente dedicado aos mais pequenos com um programa de actividades, cheio de "contacuentos", "talleres" e espectáculos.

E nestas pesquisas sobre o que fazer em Madrid, descobri uma lista de restaurantes com zona infantil... e percebi que só conheço um: o Filandon, que é o unico sítio que conheço em Madrid onde se consegue comer peixe como em Portugal. É verdade que tem um parque infantil, ao ar livre, e um jardim onde os miúdos podem andar a brincar. Também é verdade que só se consegue comer ao mesmo tempo que eles brincam se a mesa for na esplanada ou junto aos vidros. Mas recomendo vivamente.

Quanto a preços, não é uma pechincha mas não é nenhuma barbaridade, como é normal por estas bandas, e a qualidade é excelente. Atenção que é preciso marcar e com antecedência.

Isto ainda não fiz mas quero fazer:

1) Viagem no Tren de la Fresa
2) Ir ao Parque Europa (atenção: parece que tem poucas sombras por isso melhor ir ao fim do dia ou enquanto não estiver muito calor)

PS - Segundo a wikipedia, o Dia da Criança celebra-se em Espanha a 15 de Abril e, em Madrid, no segundo domingo de Maio. A nível mundial, o Dia da Criança é assinalado a 20 de Novembro, data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direirtos da Criança

1 comentário:

  1. Nós fomos ao Parque Europa e nem sei mto bem se vale a viagem, é engraçado e tem uma pequena zona infantil com mini-golfe(e pulgas!!), ponéis, alguns divertimentos e pouco mais!

    ResponderEliminar