sábado, 4 de maio de 2013

Perguntas difíceis e o boneco de neve


Pois é, visto que o frio e a chuva insistiram em ficar até tarde, aproveitámos aqueles que (dizem) terem sido os últimos dia deste Inverno tardio e fomos uma tarde até à neve! (sim, em Lisboa vai-se uma tarde à praia, aqui vai-se uma tarde à montanha).

Arrancámos sem saber bem se ainda íamos encontrar algum farrapito de neve decente para escorregar de trenó e, por isso, decidimos gerir as expectativas, colocando-as lá em baixo:

(no carro)

Rambinho: Pai, na montanha há neve?

Bid Daddy: Não sei, já não deve haver. Vamos só dar um passeio na montanha.

Rambinho: Mas olha pai, olha ali em cima (ao ver as montanhas ao longe). Não estás a ver ali neve?

Big Daddy: Sim mas é muito lá em cima não conseguimos lá chegar.

Rambinho: Eu acho que conseguimos, conseguimos sim!

De facto havia neve mas era lá bem no cucuruto da montanha e como nenhum de nós tem vocação para João Garcia não era possível lá chegar (o Big Daddy tem um bocadinho, ok! mas não comigo e com a cria às costas)

Chegámos a Nava Serrada e percebemos que íamos ter sorte. Havia gente como nós. Com miúdos e trenós, todos a ir na mesma direcção. Equipámos a família e lá seguimos o rebanho. A estância estava fechada, mas como a neve é de todos, lá saltámos a vedação e foi uma alegria!

Primeiro descidas de trenó, depois um boneco de neve, depois anjinhos na neve e mais descidas de trenó. Que maravilha! Deste "parque infantil" eu gosto :).

Quando chegou a hora de vir embora, expliquei ao Rambinho que tínhamos de levar o gorro e o cachecol que tínhamos emprestado ao boneco de neve:

Rambinho: "Mas ele não tem frio? Não tem frio pois não?" - disse com um ar preocupado.

Big Mamma: "Não não te preocupes. Ele agora fica bem. O boneco de neve gosta do frio. Ele é gelado, quanto mais frio melhor" - disse eu a tentar animar a despedida.

O pequeno fez beicinho, levantou a mão e acenou: "Adeus boneco de neve. Adeus!"

No caminho perguntou várias vezes se o seu "amigo" ficava bem. Se não ia ficar triste por ficar sozinho. E que ia ficar de noite e ele ia ficar sozinho no escuro. Expliquei que não havia problema porque ele agora ia ter com os outros bonecos de neve à floresta e iam todos fazer uma festa. E que à noite ia descansar, ia dormir, como nós.

E foi então que veio a pergunta que não queria calar: "E ele não derrete? ele não vai derreter? Não vai pois não?"

Oooopppss!! Se lhe digo que sim ele vai ficar desolado...

Big Mamma: "Não meu amor. Á noite o boneco de neve fica mais forte porque está mais frio. Ele vai ficar mais forte!"- garanti.

O passeio continuou até Segóvia. Fomos espreitar a cidade, jantámos por lá, e o Rambinho divertiu-se no carrocel mais fantástico que já vi. Parecia o carrocel do Júlio Verne. Tinha um submarino igual ao Nautilus e o polvo gigante das Vinte mil léguas submarinas, o balão da Volta ao mundo em 80 dias, mais um foguetão, um avião (mesmo lá em cima) e um paquete que deitava fumo, entre outras coisas.

Já no regresso e quase quase a ceder ao sono, o tema voltou à baila:

Rambinho: "Mãe quando é que o boneco de neve vai ficar muito forte? é agora?"

Big Mamma: "Sim filho é agora. Agora está muito frio e ele está muito forte."

Rambinho: "Então ele não vai derreter pois não? Não vai derreter nunca!"



Sem comentários:

Enviar um comentário