sexta-feira, 11 de maio de 2012

'Time' mostra mãe a amamentar filho de três anos (DN)

Artigo no dn

Não tenho nada contra a amamentação, antes pelo contrário, tal como também não tenho nada contra as mães que decidem não amamentar até porque, na maioria dos casos, a decisão não é, como se pensa, de puro egoísmo ou vaidade.

No entanto, sou contra todo e qualquer tipo de fundamentalismos e estou plenamente convencida que o amor e dedicação de uma mãe não se mede em litros de leite.

Também não acho que seja 100% certo que um filho tenha mais ou menos ligação à mãe porque foi amamentado. Arrisco mesmo dizer que esse facto terá uma influência mínima (para não dizer nula) na ligação mãe - filho à medida que esta vai amadurecendo.

Não conheço ninguém que diga "sou muito ligado à minha mãe porque mamei até aos três anos", tal como não conheço ninguém que afirme "não me dou bem com a minha mãe porque ela não me amamentou".

Ouvi falar hoje pela primeira vez da educação intuitiva (attachment parenting). Não sei bem do que se trata mas confesso que tenho pouca curiosidade. Para mim uma coisa "intuitiva" é isso mesmo, instinto, e não uma teoria cheia de regras... parece-me um contra-senso.

Não gosto desta fotografia, não gosto destas imposições que se querem fazer às mães, não acho que seja necessário nem positivo para uma criança andar agarrada à maminha da mãe até aos três anos, e seguramente não acho que isso contribua para uma melhor relação mãe-filho (antes pelo contrário).

Mas pior que a fotografia, para mim, é o título: "Are you mom enough?". A sério? Por amamentar até aos três anos, por deixar os filhos dormir na mesma cama que os pais até sei lá quando... por isto?????

Tenham juizo!!!



9 comentários:

  1. Supongo que el objeto de la imagen es precisamente alarmar o ridiculizar, pero fomentar el apego no es simplemente instinto, es humanismo.
    La mejor traducción sería "crianza respetuosa" o "crianza sin miedo", y para el 99% de los padres, es la mejor forma de crear un mundo mejor - y con menos "birras".

    ResponderEliminar
  2. Faz-me muita confusão isso, são imagens que me faz sentir alguma repulsa.
    Eu estou neste momento a amamentar, o meu filho tem actualmente 8 meses e na próxima consulta vou falar com a médica em relação a este tema, pois com o avançar dos meses não sei se o facto de ele amamentar traz algum valor acrescentado.

    ResponderEliminar
  3. Vale a pena ler. Gracias Marcos. http://blogs.babycenter.com/mom_stories/does-the-time-magazine-cover-make-extended-breastfeeding-look-wacko/

    ResponderEliminar
  4. Gostei do seu ponto de vista...e do seu texto, ainda que n concorde em algumas partes...n me parece errado mamar até aos 3 anos...mas mais já me parece discutível...tb n vejo nada de mal no conceito co-parenting, a minha mãe fez e nós aqui tb o fazemos...se os torna mais dependentes? O tempo o dirá...

    ResponderEliminar
  5. Olá Sara. muito obrigada pelo seu comentário. Também não me parece errado amamentar até ser uma situação confortável para a mãe e para a criança e algo desejado pelos dois. Acho mesmo que cada mãe e cada pai deve poder escolher o que lhe parece melhor para o seu filho. No meu caso, eu não o faria até tão tarde porque, para mim, não faria sentido, mas compreendo perfeitamente quem o faz e acho bem que o faça. Só tenho pena que esta fotografia tenha desviado o verdadeiro tema da peça que tem muita coisa boa.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rachel. Também não gosto desta imagem que faz de um momento que devia ser íntimo e bonito numa coisa que provoca sentimentos que pouco têm a ver com o que uma relação mãe-filho deve ser. Parece-me que a venda nas bancas falou mais alto e claramente o tema do artigo saiu prejudicado pela imagem. Tenho pena e espero dentro em breve conseguir pôr aqui um texto esclarecedor desta teoria, que pouco tem a ver com a imagem que dela fizeram passar. Boa sorte na consulta. Amamentar até aos oito meses já é obra ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu dei de mamar até practicamente aos 8 meses e chegou. Não sinto que ela tenha uma relação mais especial comigo por isso. Que é o melhor para eles, em termos de alimento, não tenho dúvida, é por isso que o corpo está feito como está. Se é insubstituível, graças a Deus milhões de crianças crescem sem mamar e são bem saudáveis, eu mesma diga-se.
    Disseste tudo: o que é importante é que cada um faça como se sente melhor inclusivamente não dar de mamar e não criar complexos nas mães que não o fazem, não conseguem ou escolhem não fazê-lo até aos 3 anos.
    Também há a teoria de que quem dá de mamar até aos 3 anos ou mais é por egoismo e problemas de dependência e não tanto pelos benefícios para os filhos.
    O que interessa é que todos se sintam bem e que o façam de forma saudável.
    Os laços criam-se estando presente, cuidando, mimando e educando os nossos filhos, amando-os incondicionalmente. Dar de mamar é mais uma forma de criar laços.
    Mãe é mãe e pai é pai, mas para mim, e sei que é provocador e controverso, qualquer pessoa pode substituir-nos se formos bem representados.

    ResponderEliminar
  8. Atenção eu não li o artigo e se calhar o seu conteúdo é correcto e assertivo mas uma imagem vale mil palavras, neste caso uma capa e esta não abona nada a favor do artigo.

    ResponderEliminar