domingo, 4 de julho de 2010

Dicionário de Rambês - Português (parte 2)

"Baana, Baana", diz o Rambinho logo a seguir ao "mãaeeeee" matinal. A fome aperta, por isso, há que pedir o que mais gosta: Banana (s.f. fruto da bananeira)


A cada dia que passa o piqueno está com a língua mais solta e o rambês mais fluente. Aqui fica a lista das últimas proezas linguísticas do rambinho, por ordem (mais ou menos) cronológica.


Á, Á (Água) s.f. líquido natural (h2O). Gosta e bebe muita. Se for servida num copinho é uma festa. 


Mãe s. f. Progenitora. Dito agora na perfeição de manhã, à tarde e à noite. Esteja feliz ou a fazer birra, o baby gasta-me o "nome"... e sabe tão bem.

Pai s. m. Progenitor. Já vai intercalando a expressão certa com o "Tai". Sinceramente, acho que já percebeu qual a palavra correcta... mas gosta de fazer a graça.


Caiu 3ª pess. sing. pret. perf. ind. do verbo Cair. Pronunciado sempre que cai no chão (o que tem acontecido com alguma frequência visto que a criança agora acha que é o homem bala e anda sempre a correr por todo o lado).


"Cai, cai, cai" 3ª pess. sing. pres. ind. do verbo Cair. Expressão usada sempre que está ao colo, no carrinho ou na cadeirinha e quer ir para o chão.


Abi (abre) 3ª pess. sing. pres. ind do verbo Abrir. Fazer cessar o estado de fechado. O fascínio pelas portas é demais. Podem estar mil brinquedos à volta que se houver uma porta ao seu alcance passa a tarde a abrir e a fechar a dita.


Xaxi (Salsa), nome próp. A cadelinha dos meus pais é a melhor amiga do rambinho. Ele adora-a e ela a ele. Está taco a taco com o Noddy ;)


Miauuu (Gato), s. m. Zool. mamífero digitígrafo, tipo da família dos felídeos.  A "expressão" é muito usada para pedir o "hit" "Atirei o Pau ao Gato" e quando é avistado o próprio do bichano.


Tátá (opção 1 - Sapato) s. m. Calçado que só cobre o pé ou parte do pé. Se está descalço ou o sapato caiu é certinho que este Tátá se refere a calçado.


Tátá (opção 2 - Quáquá - Pato) s. m. Ornit. Ave palmípede. Se está no banho, se avista um destes animais, se insiste em apontar para o computador (música dos patinhos para ir dormir) ou se está a ver televisão (e o bicho aparece)... enfim, tudo depende do contexto. 


Au Au ou Cão s. m. Quadrúpede carnívoro digitígrado e doméstico. É sem dúvida um dos seus animais preferidos, por isso, diz cão na perfeição e já sabe ladrar (morder é raro... mas também tem jeito ;)


Nhão ou Nhãaaaaooo (não) s. m. Adv. Partícula negativa oposta à afirmativa sim. Dito quase na perfeição e com bastante frequência.


Olhá (olá)Interj. Fórmula de saudação. Demorou algum tempo mas já está quase perfeito. O Rambinho não o diz a toda a gente, mas quando arranca parece um pequeno príncipe a cumprimentar o seu povo.


Carro s. m. Veículo de rodas para transporte de pessoas ou mercadorias. Dito sem espinhas... nunca houve popós cá em casa.


Ada (anda) interj. Indica pedido ou ordem para que se prossiga com algo. Usado quando quer que alguém o siga, quando segue alguém ou quer que o levem a algum lado. E se não lhe obedecem, o piqueno não se acanha e vai buscar esse "desobediente" pela mão.


Há mais... mas a lista já vai longa... fica para o próximo post ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário