terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ainda estou a tremer ...

Um bebé com pouco mais de um ano estava engasgado na mesa do lado.

A mãe a chorar, agarrada aos cabelos, a dizer que não sabia o que fazer. A avó mais calma, mas aflita, com ele de barriga para baixo a fazer pressão na perna enquanto lhe batia nas costas.

Hesitei primeiro! Ninguém à minha volta se mexeu. Quando dei por mim estava com dois dedos enfiados na boca do bebé a tirar o puré de batata com peixe que ele tinha lá dentro. 

Nessa altura a mãe disse: "Não sei se se deve fazer isso!", mas ele começou a chorar! (Felizmente!)

Ele ficou bem. Não foi daqueles engasgos grandes. Acho que estava só atrapalhado. Quando o ouvi chorar fiquei aliviada mas logo a seguir comecei a tremer!

Primeiro por ele, depois por aquela mãe completamente bloqueada sem saber o que fazer, e depois por mim, que segui o impulso  de ajudar e o que o instinto me dizia para fazer... mas e se tivesse corrido mal? 

Eu não lhe pus os dedos dentro da garganta, só o ajudei a tirar o que ele já tinha de fora e baixar a língua para provocar o vómito. Era o que faria aos meus filhos caso as pancadas nas costas e a pressão da barriga não resultasse... Que era o que estava a acontecer! Mas e se não resultasse? 

Durante os escassos segundos que isto durou repetia à mãe: "Ele vai ficar bem! Ele vai ficar bem". Ela estava tão assustada!

Quando o bebé começou a chorar disse-lhe que ele já estava bem. Ela nem olhou para mim. Percebi que tinha de me afastar e foi o que fiz. Voltei a sentar-me no meu lugar... A tremer e com um nó na garganta! 

Mais tarde a avó veio agradecer-me. Só um bocado depois veio a mãe. Eu é que estava agradecida por tudo aquilo ter acabado rápido e bem... quase que lhe pedi desculpa, mas calei-me!

Ninguém se mexeu! Um café cheio e ninguém se mexeu!  E eu até percebo porque não consigo parar de pensar... E se tivesse corrido mal? Arrisquei... Sem pensar! Foi o instinto ou o que quer que lhe queiram chamar! Se fiz bem? Não sei! Não sei mesmo! 




3 comentários: