sexta-feira, 7 de junho de 2013

Burocracia + gente prolixa = desinformação

Há uns dias liguei (chamada internacional) para o número de atendimento que constava no Portal do Cidadão. Queria esclarecer (porque não me entra na cabeça) se é mesmo verdade que no país do E-Government um emigrante, por mais que queira, não pode, nem por procuração, nomear outra pessoa para lhe ir levantar o Cartão do Cidadão.

Esta informação foi-me dada na altura em que fui fazer o dito, para mim e para a minha filha recém-nascida, mas eu achei que era o senhor, que não estava muito bem disposto e que passou o tempo todo a chamar-me "oh minha senhora" (fico doente), que estava a delirar.

Retomando: no telefonema que fiz há dias atendeu-me uma menina muito simpática que confirmou a informação dada pelo colega "delirante". Desliguei o telefone incrédula mas resignada. Organizei-me, o Big Daddy marcou hora para levantar os documentos, comprei um bilhete de avião e tratei do que era preciso para poder trabalhar dois dias em Lisboa (felizmente não foi preciso tirar férias).

Só estava a contar ir à terra no "querido mês de Agosto", mas a burocracia sem sentido alterou-me a logística (se eu vivesse no Canadá queria ver como seria). Mas hoje lembrei-me de um pormenor: "E se me obrigam a levar a miúda também? parece que aqui no consulado é obrigatório. Tudo é possível".

Vai daí, mando um mail para cartaodecidadao@dgrn.mj.pt a perguntar isto mesmo, e recebo a seguinte resposta: 

Exma. Senhora

Informamos que o CC,   pode ser  entregue presencialmente ao titular ou a terceiro indicado pelo titular, bem como a pessoa que supre, nos termos da lei, a incapacidade do titular.


Então afinal o "CC" pode ser entregue a outras pessoas que o "titular" indique??? 

Por via das dúvidas, vou fazer outra chamada (internacional) para ter a certeza que não é preciso levar a criança de escantilhão (sim porque a identificação pela foto que ela lá tirou aos três meses pode ser considerada fundamental!!!!). Mas desta vez farei a seguinte pergunta, pode ser que me entendam:

"Exma Senhora

Pode dizer-me, por obséquio, se eu supro a incapacidade do titular deste CC, pelo facto de ter seis meses e de ainda não falar, não andar nem ter assinatura digital, uma vez que sou sua mãe??"


3 comentários:

  1. Olá Rita, eu fiz para o J no Consulado em Madrid e fui lá levantar não tive problemas, tu fizeste em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! sim também devia ter feito no consulado, mas como a pequena nasceu lá fiz logo lá, achamdo que ia ser mais rápido e menos complicado... agora já sei que n é!

      Eliminar
  2. Eu há uns tempos ouvi uma senhora dizer-me que foi sem o bebé e que não podiam entregar sem lá estar o titular. RIDICULO! Mas isto foi há algum tempo, se calhar já foi contornado.

    ResponderEliminar