segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Hoje votamos aqui! Mas fomos poucos...



Fomos poucos! 

A abstenção acompanha os portugueses dentro e fora de fronteiras e, em cerca de mil e trezentos recenseados, penso que não visitaram o consulado português em Londres durante o fim de semana mais de 400 pessoas. Não faço ideia dos números oficiais, espero estar enganada! Mas acredito que 400 será ainda até um cenário otimista.

A incompreensão, (a minha, claro está!) começa logo na análise de outros números... Estão inscritas 220 mil pessoas no consulado português em Londres. 

Ok! que algumas vão votar ainda a Portugal? É possível! Que outras não puderam ir votar por razões mais que válidas? Claro que sim... mas há 218 mil (e picos) que não estão recenseadas e que, por isso, não podiam nunca sequer ter votado por estas bandas.

Não me levem a mal! Cada um toma as suas próprias decisões e ninguém tem nada a ver com isso, é um facto! 

Mas depois custa-me um bocado ouvir os emigrantes sempre a servir de arma política para tudo e para nada, da direita à esquerda, porque estamos "presos" cá fora a suspirar por Portugal a cada segundo!

Ora se em 220 mil queriam votar mil e só votaram, ou só puderam votar, por hipótese (otimista, insisto!) 400.... 

...é fazer as contas!!!


PS - Eu n gosto de politiquices mas confesso que isto do "vota não vota" se me embulha o estômago e tenho de escrever para "desembrulhar" :). Aqui está um post que escrevi em 2011. Uma carta aos meus filhos sobre a importância do voto, para quem quiser ler e partilhar - Uma história que é coisa séria 


Uma boa semana para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário