quinta-feira, 25 de junho de 2015

O amor é cego, surdo e mudo! Mas isto?


Isto dos cadeados nas pontes de Paris é um fenómeno que me causa algum desconforto (vulgo: revolta, indignação e outras coisas menos simpáticas que prefiro não mencionar).

Eu sei que não fui dotada do espírito mais romântico do mundo e não tenho qualquer espécie de talento para Julieta, mas tenho para mim que pontes históricas a ruir, um rio poluído com chaves de metal a cobrirem-lhe o fundo e vedações a colapsar têm tanto de romântico como um cocó de cão no passeio.


Acredito que ver alguns cadeados pendurados aqui e ali pudesse inicialmente parecer uma tradição inofensiva, inspirada, ainda por cima, em romances literários, mas o que eu vi há uns meses em Paris foi património público completamente destruído e vandalizado.

A obsessão pelo "romântico costume" chegou ao cúmulo de, pela falta de espaço nas pontes, haver casais que se empoleiram para deixar a marca do amor eterno em candeeiros e, pasme-se, caixotes do lixo.

Pessoas, a sério! Eu sei que o amor muitas vezes é cego, surdo e mudo mas isto? Não faz sentido! 


O risco de ruína fez com que as autoridades tomassem medidas
e os cadeados vão desaparecer 



Em algumas pontes foi preciso por placas de madeira para impedir que as pessoas continuassem a por cadeados.
As placas rapidamente se transformaram em telas de grafitti. 




Alguns gradeamentos das pontes caíram. Não aguentaram o peso.


Sem comentários:

Enviar um comentário