quarta-feira, 18 de abril de 2012

"Xuxes": o choque cultural



Quando era miúda lembro-me que as gomas, rebuçados, chupas e demais guloseimas eram uma iguaria rara, só ao meu alcance em festas de anos e, mesmo assim, sem grandes excessos, pois o pão com queijo e fiambre e os bolinhos caseiros eram sempre presenças mais abundantes.

Sou gulosa! completamente viciada em chocolate (de todas as cores, formas e feitios) e estou plenamente convencida que o meu estômago está dividido em dois: uma parte para doces, outra para a comida em geral. E digo isto porque a parte reservada ao açúcar está sempre pronta a receber alimento, mesmo depois de um repasto à antiga. Recusar uma sobremesa??? Jamais!!

No entanto, devo admitir que esta imensa oferta de "Xuxes" (guloseimas e aperitivos) que há por aqui à mão de semear dos mais pequenos embrulha-me "os estômagos". Só esta semana, em dois dias seguidos, o Rambinho veio da escola com estes petiscos que vêem na foto.

Até uma espetada de "marshmallows" entrou cá em casa!

É certo que é muito simpático os amiguinhos da escola, quando fazem anos, levarem estes "regalitos" para "sus compañeros" e o pequeno vem muito contente (mais pelo embrulho que pelo conteúdo em si que nem é grande apreciador). Mas isto não parece tudo um bocado de plástico? 

Quando o Rambinho fez anos, levei para distribuir pela turma uns biscoitos caseiros, receita da minha avó, que trouxe de Lisboa... deve ter sido o docinho com menos cor (corantes e conservantes) que entrou naquelas boquinhas! 

Enfim! manias de mãe "tuga";)

3 comentários:

  1. Acho que não sabes, acho que é mesmo cultural. Qdo eu era miúda ia visitar os meus avós à fronteira e empanturrava-me em caramelos de goma (gummy bears) de todas as cores e em Portugal não havia nada disso em 70 e picos. Vá lá que nunca fui muito de doces, mas lembro-me como se fosse hoje de que, já na altura, havia prateleiras e prateleiras cheias de sacos como os que tens na foto, havia uns que pareciam uns gomos de tangerina desenhados e tudo, e havia de muitas cores. Estás a ver a quantidade de corantes que aquilo nao devia ter? E as pastas de chocolate quilométricas que o meu Padrinho me dava? Daquelas que têm praí uns 30 centímetros de comprimento, um verdadeiro abuso!
    Aqui na Holanda, nos dias de festa, os Pais levam pra escola um bolo carregado de chantili e cheios de corantes de mtas cores em forma de pauzinhos pequeninos, tipo chuva. Já vi Pais a darem red bull aos filhos num biberon, já vi muitos miúdos de 10 anos a beber bebidas energéticas e cujo jantar era uma pilha de batatas fritas com ketchup e maionese.
    Os miúdos aqui ao almoço comem sandes, normalmente de queijo. Lembra-te disto qdo pensares q estás a educar o teu miúdo noutra cultura... poderia ser muito mais diametralmente oposta! ;)

    ResponderEliminar
  2. Pois é mesmo uma coisa cultural. E os "xuxes" comparados com o que me contas são inofensivos. Red Bull num biberon???? pilhas de batas fritas com ketchup e maionese?? é certo que já me adaptei aqui a alguns hábitos que em Lisboa seguramente não tería, mas há coisas que são demais. A verdade é que em casa o Rambinho tem uma alimentação completamente diferente da que tem no colégio. Nos primeiros tempos quando olhava para o menu do mês que enviam para casa pensava: ele não vai comer nada disto. Mas a verdade é que come. Enfim n sou fundamentalista mas acho que, como em tudo, há que ter moderação. E os hábitos alimentares adquiridos em pequenos ta,bém nos condicionam para a vida. Sopinha caseira, bifinho grelhado e massinha, com fruta natural para a sobremesa é a ementa lá de casa (até porque aqui a je n4ao é nenhum Einstein na cozinha ;) bjs e obrigada pelo teu comentário

    ps - ainda estou em choque com o Red Bull no biberon

    ResponderEliminar
  3. Os Espanhóis comem imensos fritos, eu qdo vivi em Espanha engordei uns 6 kilos, mas adoro a comida desses gajos, há que dizê-lo.
    Aqui na Holanda não sei como é que não vejo pessoas em formato de bola de queijo pela rua, juro-te. Além de não saberem comer, a comida deles é horrível, o prato deles pra ter receber em casa é uma sopa de ervilhas, e é pq és convidada de honra! Aliás, se fores convidada já vais com sorte :D
    Bom, mas adiante, não sei se conheces este blog, mas tem receitas super fáceis e boas:
    http://paracozinhar.blogspot.com/
    Choque tivemos nós qdo vimos.
    E a minha antiga chefe belga passava o dia todo a coca-cola e red bull, mas nao bebia café! Repara.....

    ResponderEliminar