terça-feira, 24 de abril de 2012

Uma semana "sem grades": o balanço

No passado domingo regressámos a casa depois das férias da Páscoa. Um quarto novo com uma cama de "crescidos" esperava o rambinho.

A primeira noite correu lindamente. Nada como deitar tarde, acordar cedo, não fazer sesta e embarcar numa viagem de avião. Foi tiro e queda, nem piou. O que nos encheu de (falsas) expectativas... segue o resumo das noites seguintes:

Noite 2, segunda-feira: O rambinho foi para a cama por volta das nove. Às nove e picos oiço uma porta a bater. Fui dar com ele a rir-se na casa de banho. "Ainda não fiz chichi no 'panico' (já é na sanita mas não há quem o conveça disso). Voltei a po-lo na cama onde ficou a cantarolar mais uma hora.

Noite 3, Terça-feira: Desta vez fiquei com ele mais tempo. Contei-lhe duas histórias, cantei músicas, numa actividade que durou mais ou menos meia hora. Mas o sono não chegou. "Mãeee quero água! Mãee quero fazer chichi! Mãeee quero músicas no colinho", foram apelos que se ouviram, pelo menos, até as dez e meia.

Noite 4, quarta-feira: Sendo dia de natação era de esperar que viesse mais cansado do que é costume, mas não. Estava eu na sala, sem esperança de que estivesse a dormir mas a achar que pelo menos estava sossegado, quando de repente: "Mãeee ja fiz! Já fiz cocó no 'panico'!".

Medooooo!!! Depois de uns segundos paralizada recompus-me! não lhe podia ralhar por tal conquista. Sim porque ir sozinho fazer cocó na sanita é digno de prémio e não de castigo.

- "Boa vasco! Conseguiste sozinho. Mas chama a mamã para te ajudar para a próxima está bem?", dizia eu enquanto confirmava com os olhos o cenário que a minha imaginação tinha já previsto! (tirando a parte da sanita cheia de papel higiénico, que foi uma novidade!)

À minha oferta de ajuda, o pequeno responde: "Nao, não pexijo. O vasco faz xózinho".

Noite 5, quinta-feira:
1) A birra do costume com a súplica de "Xó mais xinco minutos" como banda sonora;
2) O grito do Ipiranga: "Nãaoo! Quero ir xozinho. Tu esperas!" e segue pelo seu próprio pé, muito independente, chamando apenas quando já está deitado (para a sessão de histórias e mimos habitual);
3) E a mesma ladaínha de pedidos dos dias anteriores... até perto das dez e meia.

Noite 6, sexta-feira: O mesmo que na noite 5!

Noite 7, sábado: A vitória do Real Madrid frente ao Barcelona atirou o recolher para a uma da manhã. Fesquinho como se fosse uma da tarde, o pequeno tagarelou até casa e nem o balanço do carro o fez calar a matraca ;). Apesar da hora avançada, para adormecer deu luta... assim não habitua mal os pais ;)

Noite 8, domingo: Não queria deitar-se nem por nada, para não variar. Contei historia, dei mimos mas, passado um bocado, ouvimos novamente uma porta a bater.

- "O que estás a fazer?", perguntei quando dei com ele a vir do nosso quarto.

- "A fechar as portas", respondeu, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Mas o riso no canto da boca denunciou que havia para alí marosca... qualquer coisa cheirava mal (e cheirava mesmo)...

Mas porque raio não veem já os putos programados para esta tarefa???

Ps - Nunca mais me esqueço de uma história que a minha amiga V. me contou há uns anos sobre a sua M. e as pinturas rupestres que resolveu fazer em casa da avó com o "material que tinha à mão". Pois parece que a piquena deu largas à sua imaginação numa parede branca ...

Alguém quer partilhar mais pérolas destas? ;)

3 comentários:

  1. Ritinha, eu sei que não tem piada nenhuma pra ti, mas eu ri-me :D
    Tenho uma amiga que nos mandou uma foto da arte do filho dela... na parede branca da cozinha fez uma cobra muito compriiiiiiiida com uma caneca, dum lado ao outro duma parede de 3 ou 4 metros :)
    Mas começo a perceber pq é que se dizia aos miúdos que havia monstros debaixo da cama, que era pra eles nem se atreverem a sair do seu lugar. Pedagogias antigas, don't do that! :))

    ResponderEliminar
  2. lol! sim n vamos falar em monstros ;) mas de facto os pais são sempre postos à prova. Também tenho aqui umas pinturas rupestres para partilhar no próximo post. grd bj andorinha

    ResponderEliminar
  3. Olha que eu não sei se não recorria aos montros :D
    Ficamos a aguardar as pinturas rupestre do rambinho :)) beijos grandes!

    ResponderEliminar